
Você sabe o que é degustação vertical?
A Miolo apresentou o seu estiloso Lote 43, que leva esse nome por causa do terroir onde são plantadas as parreiras na Serra Gaúcha. Foi o primeiro pedaço de terra adquirido pela família Miolo, que plantou lá as variedades Merlot e Cabernet Sauvignon. A sua elaboração mais comum é um corte de 60% Merlot e 40% Cabernet Sauvignon. Após a colheita, o vinho permanece durante um ano em barricas de carvalho francês e americano e mais um amadurecendo na garrafa.
Na degustação vertical foram apresentados vinhos produzidos com uvas colhidas nos anos 2012, 2011, 2008, 2005 e 2004. O interessante foi perceber o amadurecimento da bebida e a qualidade das safras. O 2012 ainda mantinha taninos potentes, capazes de se desenvolverem por mais tempo na garrafa. Suas notas eram frutadas, mais frescas que as do 2004, que já apresentava aromas terciários de cogumelos e couro. Perceber o mesmo terroir e videiras evoluindo com o tempo é surpreendente. O meu preferido foi o 2008, que tinha notas de caramelo, além das frutas vermelhas maduras.
Para acompanhar a bebida foi servido um menu criado pelo chef Filipe Rizzato. Entre os pratos, polenta de ragu de galinha d’angola e foie gras, risoto de funghi trufado com farofa de avelã e tomilho e braseado de guanciale de vitelo ao vinho tinto, com gratin de batata baroa.
GALERIA
Posts Relacionados
É tempo de degustar as uvas portuguesas
Continuar LendoDeu match! Já pensou em encontrar seu par perfeito?
Continuar LendoGanhe convites para degustação de espumantes
Continuar LendoNossas Categorias