
Guatambu produz vinho com força do sol
Desde a última segunda-feira, dia 16 de maio, a Guatambu Estância do Vinho, de Dom Pedrito (RS), se tornou a primeira vinícola brasileira a utilizar 100% de energia limpa. Foram investidos R$1,5 milhão num parque solar com 600 painéis foto-voltaicos.
“Na região da Campanha, temos em média 3.200 horas de sol durante o ano, uma energia que chega de forma gratuita, limpa, silenciosa e inesgotável. Para se ter uma ideia, uma hora de sol na superfície da Terra contém mais energia do que o planeta utiliza em um ano”, conta o sócio-proprietário da Guatambu, Valter José Pötter.
Além de economia de energia elétrica, o sistema registra a redução na emissão de CO2 e devolverá à rede de energia a produção sobressalente que não for utilizada. A sustentabilidade também é encontrada no fornecimento de água do local. Reservatórios foram construídos para captar água da chuva, que é utilizada para PPCI e irrigação dos jardins. Outra parte segue para estação de tratamento, construída dentro dos padrões da Organização Mundial da Saúde, produzindo 500 litros de água potável por hora, que é utilizada para no complexo industrial e enoturístico.
Nos vinhedos, também não poderia ser diferente: em 2014 a sócia-proprietária e enóloga da Guatambu, Gabriela Hermann Pötter implementou um projeto-piloto com uma técnica sustentável e ecológica no controle de doenças fúngicas, com a utilização de micro-organismos que combatem naturalmente os fungos sem o uso de químicos.
GALERIA
Posts Relacionados
É tempo de degustar as uvas portuguesas
Continuar LendoDeu match! Já pensou em encontrar seu par perfeito?
Continuar LendoGanhe convites para degustação de espumantes
Continuar LendoNossas Categorias