
Degustação explicada por quem entende
Há 20 anos à frente da Associação Brasileira de Sommerliers do Rio de Janeiro, o professor Euclides Penedo Borges coloca mais uma vez sua experiência e um livro, o Degustando Vinhos (280 págs., R$ 75). Para quem quer aprender um pouco mais sobre o mundo dos vinhos, a obra é um bom começo. Euclides ensina os passos da degustação, desde os aromas que a bebida pode ter, até termos como fundo de boca e bouchonné.
“Nos últimos 20 anos passaram em torno de 6 mil alunos pelas minhas aulas. Muita coisa mudou, principalmente a idade dos participantes, hoje bem mais jovens, assim como temos muito mais mulheres nas salas de aula. O vinho tem alcançado muito mais pessoas com interesse pela bebida, assim como quem não bebe. O interesse em geral ampliou-se”, diz Euclides.
O professor ensina também que gosto pessoal é diferente de saber apreciar um bom vinho. Você pode ter seus preferidos, mas também entender quando o vinho está defeituoso, ou desequilibrado, ou simplesmente abrir seu leque para outras uvas e aromas. Ele aproveita também para incluir um capítulo sobre cognac, armagnac, uísque, cachaça e cerveja.
“Tenho forte inclinação pela Malbec e pela região de Mendoza, principalmente por ter conhecido mais de perto através da Bodega Otaviano. Mas sou particularmente inclinado, e isso bem antes de tornar-me empresário, por vinhos tintos italianos como Brunello, Amarone e Chianti Classico, e por brancos franceses como o Chablis”, enumera.
O lançamento é hoje na Livraria da Travessa, no Leblon, Rio de Janeiro. Mas quem não puder aparecer por lá, pode achar a obra achar a obra na Livraria Cultura também.
Posts Relacionados
Mário Bulhões nunca foi óbvio. Conheça o empresário por trás da vodca Voa
Continuar LendoÉ tempo de degustar as uvas portuguesas
Continuar LendoDeu match! Já pensou em encontrar seu par perfeito?
Continuar LendoNossas Categorias