
Chardonnay: a rainha das brancas
A origem da Chardonnay vem da França, de uma região entre a Borgonha e Champagne e o registro mais antigo que se tem do nome é de 1583. A variedade ganhou o nome da cidade onde ela era mais plantada, no sul da Borgonha. É uma uva que dá excelentes vinhos brancos, espumantes e champanhes. O champanhe feito exclusivamente de Chardonnay é conhecido como Blanc de Blanc.
Essa variedade é muito versátil porque não apresenta uma sabor característico próprio, vai depender de onde ela é cultivada e de como é processada. Se sofre fermentação manolática, adquire toques amanteigados. Se é fermentada em barril, ganha notas de especiarias. Uma de suas apelações mais famosas é na região de Chablis, na França. Lá, a Chardonnay mostra toda sua versatilidade, em vinhos com boa acidez e frescor, que podem ser guardados por longos períodos. outras apelações como Puligny-Montracher e Meursault também são famosas.
A Chardonnay também ganhou popularidade nos Estados Unidos. Ela é uma das uvas brancas mais plantadas no estado da Califórnia. Devido ao clima quente de algumas regiões, ela pode ser mais doce e ter mais álcool que a variedade francesa.
Posts Relacionados
É tempo de degustar as uvas portuguesas
Continuar LendoDeu match! Já pensou em encontrar seu par perfeito?
Continuar LendoGanhe convites para degustação de espumantes
Continuar LendoNossas Categorias