
É tempo de degustar as uvas portuguesas
Cresce cada vez mais o consumo de vinhos portugueses pelos brasileiros. Em 2017, as importações tiveram um aumento de 23,42%, em relação ao ano anterior. Em 2018, só nos primeiros três meses, a exportação dos vinhos de Setúbal para o Brasil aumentou 88%, em relação ao mesmo período do ano passado, com destaque para o Moscatel de Setúbal, que cresce também de forma sustentada.
Com isso, é natural que a região invista cada vez mais por aqui e promova por mais um ano provas dos seus vinhos para convidados. O encontro vai acontecer no Copacabana Palace (RJ) e no Consulado Geral de Portugal (SP), nos dias 5 e 7 de junho, respectivamente, e o @alemdataca vai estar lá para mostrar o que essa região de Portugal tem de melhor.
“Serão duas grandes provas, com várias empresas e produtores da região, que visam continuar a fazer crescer essa “boa onda” dos vinhos portugueses no Brasil. E para a qual a Península de Setúbal tem dado forte contribuição”, afirma o presidente da Comissão Vitivinícola da Região da Península de Setúbal (CVRPS), Henrique Soares, que estará no Brasil para os dois eventos, além de ministrar palestras nas Associações Brasileiras de Sommeliers (ABS) do Rio e de SP.
Entre os produtores participantes: Jaime Quendera, Adega de Pegões, Luis Simões e Pedro Santos, da Quinta do Brejinho da Costa; Joana Freitas, da Casa Ermelinda Freitas; Joana Vida, da Venâncio da Costa Lima; Filipe Cardoso, da Sivipa e Quinta do Piloto; Mário Cravidão, da CW – Comporta Wines; António Saramago Filho, da António Saramago Vinhos, Nuno Palhoça, da Filipe Jorge Palhoça Vinhos e Nuno Cândido, da Adega Camolas. Os eventos contarão também com a participação do sommelier Diego Arrebola, que mediará as masterclasses, com a participação dos produtores, nos dois estados.
“Vou falar da variedade dos vinhos da localidade, o quanto são gastronômicos e o quanto funcionam com a variedade gastronômica brasileira. O Brasil é muito vasto, apresenta muito sabores, pratos, gostos… Por isso é tão importante a versatilidade dos vinhos de Setúbal, que podem harmonizar com a gastronomia brasileira, de Norte ao Sul do país, com suas diferentes opções e variedades”, explica Diego.
Posts Relacionados
Mário Bulhões nunca foi óbvio. Conheça o empresário por trás da vodca Voa
Continuar LendoDeu match! Já pensou em encontrar seu par perfeito?
Continuar LendoGanhe convites para degustação de espumantes
Continuar LendoNossas Categorias